Font Size

SCREEN

Profile

Layout

Menu Style

Cpanel

Dados Demográficos


Mesorregião: Vale do Mucuri/Jequitinhonha

Microrregião: Teófilo Otoni

Superintendência Regional de Ensino: Teófilo Otoni

Região de Planejamento: Jequitinhonha/Mucuri

Pólo Regional de Ensino (sede): Vale do Aço (Governador Valadares)

O Município de Setubinha limita-se com os municípios: Malacacheta, Capelinha, Angelândia, Novo Cruzeiro, Ladainha e Minas Novas.

Está localizada a 515 km da capital do estado e a 160 km da cidade de Teófilo Otoni.

Setubinha está a uma altitude de 754 m, latitude sul 17º36’02” e longitude oeste 42º09’44”.

O relevo é acidentado, sendo 60% do seu território montanhoso, 25% ondulado ao longo de seus córregos e rios e 15% de baixadas planas. Os pontos mais altos são: Morro da Serragem, Chapada dos Coqueiros, Espinhaço e Alto do Soturno. O clima é tropical úmido, com períodos de estiagem, no inverno e de chuvas alternadas no verão.

A hidrografia do município é formada pelo Rio Setúbal e seus afluentes: Rio Setubinha, Ribeirão São José, Córrego Chico Ferreira, Córrego Soturno, Córrego Jurema, Córrego Gangorra, Córrego Pai Domingos, Córregos Coqueiro, Córrego Cará e Córrego do Fogo, entre outros. Estes córregos e ribeirões são alimentados por cerca de 80 (oitenta) nascentes, todas situadas dentro dos limites territoriais do município.

A vegetação natural é composta por Mata Atlântica, com alguns focos de mata típica do serrado. O desmatamento para fins comerciais – carvoeiras – trouxe alguns benefícios econômicos para o município, mas enormes prejuízos ambientais. Grandes plantações de eucalipto e algumas de mamona e de seringueira ajudam a compor a atual paisagem vegetal do município.

A paisagem montanhosa, entremeada de baixas de tamanho insuficiente para grandes lavouras, faz com que a agricultura – predominantemente familiar – seja realizada nos morros. A produção agrícola é diversificada e boa parte desta é gerada no entorno das casas.

Este relevo montanhoso e a altitude favorecem o desenvolvimento da cultura do café. A cultura do eucalipto, para fins comerciais, também está se desenvolvendo no município.

Pessoas no Site

Temos 25 visitantes e Nenhum membro online

Setubinha no Twitter