Ações da Secretaria Municipal de Agricultura

porPrefeitura Municipal de Setubinha

Ações da Secretaria Municipal de Agricultura

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, realizou diversas ações em prol do desenvolvimento agrário do município. Em pareceria com o SENAR-MG promoveu cursos de mecanização agrícola (operador de trator, retroescavadeira, motosserra, roçadeira e recuperação de nascentes).
Com o intuito de melhorar as condições de fertilidade do solo município, desde o início da Administração “De mãos dadas com o Povo”, a Secretaria de Agricultura realizou aproximadamente 200 coletas de amostras de solo e a realização dos de calagem e adubação (atividade nunca antes feita por nenhuma outra Administração do Município), envio gratuito das amostras ao laboratório da Universidade de Lavras. A partir dos resultados obtidos com os cálculos de calagem, a Secretaria promoveu a compra coletiva de calcário (aproximadamente 170 toneladas de calcário) para os trabalhadores, sendo que a Prefeitura Municipal disponibiliza o carreto do insumo para diminuir os custos para o produtor que adquiriu o produto.
Em apoio às Associações dos Trabalhadores Rurais do Município (14 associações), a Secretaria de Agricultura auxiliar no desenvolvimento de projetos para arrecadação de recursos para desenvolvimento fábricas agrícolas para beneficiamento de produtos oriundos do campo, realização de palestras de administração rural e associativismo e conscientização do uso dos recursos hídricos.
A secretaria de agricultura realizou mais de 1200 horas de mecanização agrícola a preço de custo para os trabalhadores rurais.
Em parceria com a Associação dos Trabalhadores Rurais da comunidade de Santo Antônio e Fundação Banco do Brasil, desenvolveu o projeto de aquisição de uma Fábrica de Polpa de Frutas para a associação anteriormente citada, da qual irá beneficiar os frutos produzidos em todo o município gerando emprego e renda. Legalização fundiária para mais de 230 trabalhadores rurais do município que não possuíam títulos legais de suas propriedades rurais, aquisição de 10 barracas do Projeto Feria-Livre para a agricultura familiar, do qual acrescentamos mais um dia para a comercialização de feira livre (quarta-feira).
Realização de dia de campo em parceria com a EMATER-MG, desenvolvimento de projetos direcionados à alimentação escolar (PNAE), onde o município conseguiu ultrapassar os valores mínimos exigidos que são de 30% da alimentação escola deve ser proveniente dos trabalhadores rurais, no qual atingimos no último ano 38%.
Incentivo à produção de café e assistência técnica com identificação e controle de pragas e doenças do cafeeiro, atingindo pouco mais de 80 hectares de novos plantios da cultura, assistência técnica em diversas culturas e na área de zootecnia.
Aprovação de 35 propriedades rurais no projeto Rural Sustentável Sustentável no qual o objetivo do projeto é melhorar a gestão da terá e das florestas por agricultores no bioma Amazônia e Mata Atlântica para o desenvolvimento rural sustentável, redução de pobreza, conservação da biodiversidade e proteção do clima e promover a implantação de um projeto de grande escala que possa, contribuir para o desenvolvimento do Plano de Agricultura de Baixo Carbono – Plano ABC através do fomento de implantação de tecnologias em propriedades rurais conforme previsto no Projeto Rural Sustentável, fomentando cerca de R$ 400.000,00 para os trabalhadores rurais beneficiados, atingindo 271 hectares para implantação de sistemas de silvipastoril e Integração Lavoura Pecuária e Florestas (ILPF).

Prefeitura Municipal de Setubinha administrator