CIDADE


As datas mais marcantes da história de Setubinha
  • 1838-1840 Fundação do povoado
  • 1865-1865Criação do Distrito de Santo Antônio do Setubinha, pertencente ao Município de Minas Novas, pela Lei Provincial nº 1.251, de 15 de novembro de 1865;
  • 1880-1880 Criação da Freguesia de Santo Antônio do Setubinha, dia 03 de janeiro. No dia 04 de novembro do mesmo ano, Setubinha passou para a jurisdição de Teófilo Otoni;
  • 1883-1883 Criação do Cartório de Registro Civil e Tabelionato. Há registros de comércio de escravos;
  • 1900-1900 Iniciação da construção da atual Igreja Imaculada Conceição, pelo imigrante italiano Nicolas Mazzinghy;
  • 1905-1905 Inauguração da Igreja Imaculada Conceição
  • 1923-1923 Setubinha passa a Distrito de Malacacheta;
  • 1930-1930 Criação da primeira escola em Setubinha, denominada “Escolas Isoladas”
  • 1930-1930 Chegada do primeiro automóvel, trazido pelo imigrante libanês, o comerciante Nagib Mahmud Nédir;
  • 1937-1937 Chegada do primeiro rádio em Setubinha, trazido pelo proprietário da Fazenda Boas Granjas, o Sr Xisto Caldeira;
  • 1960-1960 Criação da primeira escola urbana, denominada “Escolas Reunidas”, que, em 1963, passou a denominar-se EE Nagib Mahmud Nédir;
  • 1965-1965 Primeira tentativa de emancipação do município;
  • 1995-1995 Realização do plebiscito em 22/10/95 e aprovação da Lei de Criação do Município: Lei nº 12.030, de 21/12/95, sancionada em 22/12/95;
  • 1996-1996 Eleição do primeiro Prefeito e da primeira Câmara Municipal, em 03/10/96;
  • 1997-1997 Instalação do município de Setubinha;
  • 2002-2002 Criação do Distrito Palmeiras do Vale, através da Lei nº 006/02, de 24/05/02, publicação: MG – 19/11/02;
  • 2003-2003 Inauguração do laboratório de informática. No resgate da história da ocupação populacional do município de Setubinha verificou-se que a maior parte é originada de famílias de agricultores migrantes a partir do Vale do Jequitinhonha, principalmente das cidades de Minas Novas e Araçuaí, bem como do sertão baiano.
  • Há também registros de famílias originárias de imigrantes portugueses e libaneses e, nas áreas de ocupação mais antigas foram relatados encontros com povos indígenas e encontrados sinais da presença anterior destas populações, apesar de ser inexplicável seu desaparecimento.

    As famílias sobreviviam da agricultura e transportavam seus produtos em lombo de animais até Sucanga (Poté) e daí de trem até Teófilo Otoni, onde eram comercializados.

Distritos e Comunidades
  • Palmeiras do Vale – Distrito
  • Quaresma – Comunidade
  • Coqueiros – Comunidade
  • Pai Domingos – Comunidade
  • Almeidas – Comunidade
  • Cabeceira do Chico Ferreira – Comunidade
  • Córrego dos Mendes – Comunidade
  • Chico Ferreira – Comunidade
  • Córrego do Fogo – Comunidade
  • Ribeirão Soturno – Comunidade
  • Córrego Espirito Santo – Comunidade
  • Córrego do Cará – Comunidade
  • Córrego do Cará – Comunidade
  • Córrego dos Dias – Comunidade
  • Ribeirão São Jose – Comunidade
  • Córrego da Gangorra – Comunidade
  • Córrego Santo Antônio – Comunidade
  • Córrego do Miguel – Comunidade
  • Terra Boa – Comunidade
  • Baixa do Paiol – Comunidade
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